A importância do estágio para empresas e estudantes

O estágio é uma atividade desenvolvida por estudantes que estejam frequentando cursos na educação superior, uma oportunidade para as empresas que tenham condições de propiciar oportunidades de experiência prática na linha de formação aos estudantes, em situações reais de trabalho. 

Saiba o porquê é importante para a empresa ter estagiários em sua equipe:

  1. Antecipa a preparação e a formação de um quadro qualificado de recursos humanos e permite a descoberta de novos talentos, preparando a empresa para o futuro;
  2. Cria e mantém um espírito de renovação e oxigenação permanente, proporcionando um canal eficiente para o acompanhamento de avanços tecnológicos e conceituais;
  3. Eficiente sistema de recrutamento e seleção de novos profissionais, pois reduz o investimento de tempo, de meios de trabalho e de salários a que a empresa está sujeita;
  4. Isenção de encargos sociais e trabalhistas, decorrentes da não vinculação empregatícia;
  5. Permite o cumprimento de seu papel social, ajudando a formar as novas gerações de profissionais que o país necessita.

O desenvolvimento dessas atitudes sustentáveis não é responsabilidade de algumas pessoas ou de algumas empresas, são práticas que devem ser exercidas por todos. 

Diante disso, podemos dizer que é um instrumento de integração do estudante ao mundo do trabalho, em termos de aprendizado prático, profissional para a sua preparação ao início de sua carreira proporcionando uma melhor preparação para os profissionais enfrentarem os desafios do dia a dia, se tornando uma grande oportunidade para que estes conheçam de perto as rotinas e consigam assimilar a teoria e a prática da profissão que foi escolhida para exercer. 

O aprendizado passa a ser muito mais eficaz quando é adquirido por meio da prática, afinal, é por meio desta que se absorve conhecimentos com mais eficiência.

Dessa forma, conclui-se que o estágio supervisionado deve ser considerado um instrumento fundamental no processo de formação do profissional, podendo assim, compreender e enfrentar o mundo do trabalho e contribuir para a formação de sua consciência política e social, unindo a teoria à prática. É possível analisar o estágio como sendo proveitoso para a maioria dos estudantes e, consequentemente, para as empresas e para as instituições de ensino.

Elaborado por: Daniela Gomes

Mortoza Advogados