Como ser um produtor rural de sucesso?

O crescimento populacional tem se intensificado a cada ano, tendo como principais fatores o aumento da qualidade de vida e o desenvolvimento social. Dito isso, é importante ressaltar que com o aumento da população, cresce também a busca pelo alimento, direito social garantido pela Constituição da República Federativa do Brasil.

Desta maneira, em razão da alta demanda no setor produtivo da agricultura e pecuária, o produtor rural tem em suas mãos uma excelente oportunidade de aumentar a sua produção e renda familiar/empresarial, principalmente pelo fato do Brasil possuir uma grande riqueza natural, sobretudo com relação a abundância de águas e clima favorável para a produção.

No entanto, para ser bem sucedido em seu negócio, é necessário observar alguns elementos indispensáveis que irão ser abordados a seguir.

Em um primeiro momento o produtor rural deve elaborar um bom planejamento estratégico para a execução da sua produção. E como fazer esse planejamento? Comece realizando as seguintes perguntas: O que produzir? Quanto vou precisar investir com a produção? Qual período do ano vai favorecer mais a produção? O que eu vou produzir está tendo muita demanda no mercado ou está em declínio? Fazendo isso, o produtor terá um plano base e uma boa organização visando o sucesso do seu projeto.

Nesse sentido, verifica-se que é de suma importância uma boa gestão financeira a fim de evitar riscos de o produtor rural obter mais dívidas do que receitas, e caso ele não tenha um bom domínio nessa gestão, é sugerida a aquisição de um aplicativo/software no que possa prestar um excelente auxílio ou até mesmo a orientação com profissionais capacitados da área, afinal, a prevenção sempre é o melhor caminho.

Lado outro, é preciso ressaltar que a tecnologia no setor da agricultura e pecuária se tornou um excelente aliado do produtor, visto que aumenta a produtividade em curto espaço de tempo, bem como auxilia no controle sobre a produção, processamento, estoque e distribuição, razão pela qual, é aconselhável o produtor fazer a sua utilização mesmo que seja de forma gradativa em médio ou longo prazo.

De outro modo, é importante o produtor ser participativo na cooperativa rural de sua região, pois nesses encontros terá contatos com pessoas do segmento, bem como pode auxiliá-lo na divulgação, compra e venda de seus produtos, afinal, o principal objetivo da cooperativa é beneficiar todas as pessoas que lá participam.

Outro aspecto importante é que o produtor rural pode obter receitas através de crédito rural, destinado exclusivamente para produtores rurais, cujas atividades envolvam a produção/comercialização do setor agropecuário, se for o caso, visite uma instituição financeira e veja os benefícios, o prazo de pagamento, taxa de juros e os requisitos necessários para aquisição e escolha aquele que se adeque ao seu perfil, pode ser uma boa saída, sobretudo em tempo de crise econômica.

De outro modo, faça divulgação de sua produção através da internet, visto que o marketing é uma ferramenta poderosa para gerar engajamento e facilitar a venda de seus produtos.

Diante o exposto, constata-se que os elementos elencados acima, garantirão maior segurança e eficácia na execução do plano estratégico do produtor rural, o conduzindo para o sucesso em sua atividade. Além disso, vale lembrar que a propriedade rural que produz, cumpre sua função social, logo, é protegida pela lei contra diversas situações jurídicas que podem incorrer na perda da propriedade.

Elaborado por: Victor Hugo das Dores e Silva

Mortoza Advogados