A importância do processo seletivo para as empresas

Sua empresa realmente dispõe de um processo seletivo eficiente? Para responder esse questionamento, primeiramente, temos que compreender a importância dessa etapa no recrutamento de novos funcionários.

A principal função do processo seletivo é selecionar os profissionais certos para contribuir com o crescimento da empresa, gerando grande sucesso. Ter um time de pessoas engajadas com a atividade da empresa fará toda diferença no mercado competitivo.

As empresas são compostas majoritariamente por pessoas, o quadro de funcionário é o coração dos negócios, todo estabelecimento busca por pessoas que estejam aliadas com o propósito da empresa.

Por isso, um processo seletivo eficiente é tão importante, nele serão selecionados os melhores funcionários para sua empresa, dessa forma, é fundamental ter uma equipe de Recursos Humanos competente com processos bem delineados a fim de evitar problemas futuros.

Dessa forma, é possível perceber que um processo seletivo eficiente evita o retrabalho e altos gastos com a rotatividade de funcionários. 

Para finalmente alcançar um processo seletivo eficiente existem algumas etapas importantes:

  • Recrutamento: a definição bem delimitada do cargo é muito importante, juntamente com grande comunicação dessa vaga, seja internamente ou externamente;
  • Avaliação: a análise minuciosa do currículo do candidato é fundamental, bem como, a checagem das referências e dos requisitos para a vaga;
  • Seleção: nesse momento, se faz necessário ter processos bem estruturados, como critérios de avaliação e planejamento
  • Contratação: seguindo as etapas, a contratação será satisfatória com funcionários novos bem alinhados com a expectativa da empresa;

Vale ressaltar que o recrutamento e o processo seletivo não se esgotam na contratação, é necessário, a partir disso, focar na socialização do novo funcionário, possibilitando sua adaptação ao cargo e a equipe;

Assim, é necessário investir em um setor de RH competente e um processo seletivo eficiente, pois, esses dois requisitos resultarão em processos mais facilitados e melhores resultados.

Elaborado por: Simone Batista dos Santos


Mortoza Advogados