Saúde e segurança do trabalhador no ambiente organizacional

Passamos a maior parte do tempo em nosso ambiente de trabalho. Empresas, principalmente as inovadoras, já perceberam o quanto o ambiente de trabalho pode influenciar no desempenho de seus colaboradores, motivo pelo qual se faz necessário um ambiente acolhedor, harmonioso, seguro e propício a saúde física e mental. 

Respeito e colaboração são fundamentais, além disso se faz necessário investir em segurança e boas condições de trabalho.

A entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs), quando necessários, são importantes para garantir a saúde do trabalhador. A segurança de todos os locais da empresa precisa ser verificada periodicamente a fim de garantir que todos os riscos sejam eliminados. Além disso, não basta fornecer os equipamentos de proteção individual, é necessário ensinar a utilizá-los com treinamentos e recomendações de segurança.

Cuidados com a ergonomia, ou seja, com a postura corporal e conforto durante as atividades no ambiente de trabalho, também faz parte das exigências para segurança do ambiente organizacional. Neste contexto, valorizar essa organização promove de forma direta uma cultura de segurança e saúde do trabalho que tem como objetivo evitar acidentes.

Ao incorporar a organização no ambiente de trabalho estamos promovendo práticas relacionadas com diferentes áreas, dentre elas:   Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia da Qualidade, Engenharia de Processos e Operações, Administração e Gestão de Recursos Humanos, dentre outras.

Todos os riscos ocupacionais devem ser gerenciados através da identificação, priorização, classificação, prevenção e controle dos perigos, por exemplo identificação de fontes geradoras de ruídos, calor, vibração, gases, peso, queda, queimadura, dentre outros.  

Garantir a saúde dos colaboradores é um desafio para as empresas, as práticas de segurança e saúde ocupacional são extremamente necessárias e estão elencadas em diversas NRs (Normas Regulamentares) que disciplinam desde a gestão dos exames de saúde ocupacional, até a mensuração de todos os mecanismos de prevenção de doenças e seus agravos.

A preservação e promoção da saúde dos colaboradores é um dos fatores que contribuem para o sucesso da organização, pois um ambiente saudável e seguro melhora o desempenho da equipe, proporcionando melhores resultados ao seu negócio, além disso, diminui o absenteísmo, evita doenças e acidentes de trabalho.

Elaborado pela: Dra. Cleopatra F. Verechia

Mortoza Advogados