O novo cenário empresarial e a advocacia

O cenário que se descortina no visionário mundo dos negócios, está sempre permeado de ideias e criações constantemente impactadas na vida cotidiana das empresas. A inovação é, portanto, um acelerador essencial para as mudanças ocorridas na vida empresarial. 

E nesse contexto, a tecnologia é um fato marcante para que se possa despontar entre as empresas as concorrentes, as que buscam a sobrevivência e as que querem ocupar um destaque no meio das lideranças do segmento em que atuam, não podendo deixar de citar as que ficarão no meio do caminho ou se findarão por não conseguirem acompanhar com a velocidade que se exige os gigantescos passos escalonados do mundo tecnológico.   

Na área jurídica, esta situação não é diferente, pois a cada dia nos deparamos com novas tecnologias ocupando cada vez mais o cotidiano dos escritórios e de advogados que exercem a laboriosa arte de advogar. 

Se buscarmos um passado recente, nos deparamos, na década de 1980/1990, com os primeiros passos dados pelos grandes escritórios situados nos maiores centros, já implantando, em seu dia a dia, práticas revolucionárias na organização e sistematização de seus processos internos e de acompanhamento dos processos judiciais. 

E este início foi apenas um pontapé daquilo que veio a resultar no grande impacto que hoje a tecnologia causou no mundo jurídico. 

As novas práticas da advocacia impõem que o seu profissional esteja não apenas atualizado com as mudanças advindas do mundo tecnológico, mas que busque sempre o aperfeiçoamento profissional utilizando desses meios para oferecer o melhor resultado a seus clientes. 

Com isso, diversas áreas do Direito têm buscado acompanhar essa evolução sem fim impactada diretamente no cotidiano empresarial, trazendo para o berço da advocacia o estudo e a prática do que efetivamente se exige das empresas em termos legais, adequando tais regras à inovação trazida pela tecnologia e novos procedimentos organizacionais, de modo a proporcionar a segurança jurídica necessária para que se concilie resultados satisfatórios tão almejados com a proteção patrimonial salutar a qualquer atividade. 

Diante dos inúmeros desafios impostos aos profissionais do Direito, certamente que acompanhar o avanço da tecnologia e aplicá-lo em sua atividade, além de constante atualização, tornam-se primordiais para os advogados e respectivos escritórios de advocacia estarem aptos a fornecer ao mercado e a sociedade em geral, serviços jurídicos com condições condizentes com as necessidades atuais exigidas pelas empresas adaptadas às novas tecnologias e àquelas que ainda estão se adequando aos novos rumos trazidos pela vertente ascensão tecnológica, cujo regresso jamais será possível. 

A regra para todos, portanto, passa a ser: inovar é preciso, atualizar-se é fundamental. 

Elaborado por: Dra. Scheilla de Almeida Mortoza 

Mortoza Advogados