A importância de registrar a marca da empresa no âmbito digital

A empresa é reconhecida pelo nome, logotipo e cores. Essa é a definição da marca, um símbolo visualmente perceptível. Além disso, trata-se do meio pelo qual a empresa tem reconhecimento no âmbito das relações comerciais.

A marca está inteiramente ligada à imagem e patrimônio da empresa. A principal segurança fornecida ao registrar esse símbolo que identifica a empresa é a de prevenir que outras empresas ou malfeitores utilizem de forma indevida a mesma marca.

Pensando em marca, considere uma empresa de roupas, que possui presença nas redes sociais com milhares de seguidores; essa empresa atua efetivamente fornecendo roupas e realizando entregas em todo país. Em um determinado momento a empresa Roupas Moda Feminina (utilizando como exemplo um nome qualquer), tem a sua conta na rede social hackeada, os verdadeiros donos perdem o acesso ao nome e a marca da empresa. A conta da rede social da Roupas Moda Feminina continua mantendo relações comerciais com os clientes, porém, não realiza as entregas dos produtos encomendados. Os clientes passam a realizar denúncias com o nome da empresa e a marca da empresa passa a perder credibilidade. E agora?

Os prejuízos materiais são de mais de cinco mil reais, já os danos morais diante do mau uso da marca são incalculáveis. De que forma o empresário poderia evitar essa série de prejuízos em desfavor da empresa? Registrando a marca da sua empresa! 

É válido ressaltar que estamos utilizando como exemplo uma empresa virtual, mas tal situação também se aplica para empresas físicas. Suponhamos que uma empresa “X” dispõe de um brasão que é muito conhecido, porém, não é registrado e posteriormente, surge uma empresa concorrente que utiliza o mesmo brasão e o registra. Claro que, esse brasão pode ser recuperado judicialmente (dependendo da situação), mas já pensou na dor de cabeça? Pensou no desgaste e na perda de vendas que poderá acontecer em decorrência do fato? Pessoas comprando roupas de outra loja achando que é a mesma que a sua?

Voltando para o âmbito virtual, o risco de expor sua marca na internet sem o devido registro a deixa suscetível a cópias e ao uso indevido da sua imagem, propiciando concorrentes a criação de perfis falsos, podendo ter como objetivo ganhos financeiros ou simplesmente com intuito de prejudicar a imagem da companhia. 

A principal segurança fornecida com o registro da marca é evitar essas cópias e o uso indevido da marca. O empresário que possui a marca registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) impede que outras pessoas usem a mesma criação para criar um perfil ou site com o mesmo nome e logotipo.

Outros benefícios de registrar a sua marca é a credibilidade perante seus clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes. Além de que, o registro é o primeiro passo para expandir a sua empresa e desenvolver uma rede de franquias.

Não perca tempo, registre sua marca, ganhe notoriedade digital e principalmente, não tenha dor de cabeça.

Elaborado por: Dra. Rayane Carneiro Melo

Mortoza Advogados